Hoje sabemos que há vários tipos de ondas eletromagnéticas e, que todas elas são geradas pela variação de um campo elétrico que induz um campo magnético e vice-versa. Conjunto de todas essas ondas, ou seja, de todas as faixas de frequências com os respectivos comprimentos de ondas, constituem o espectro da radiação eletromagnética.
O que podemos ver no espectro eletromagnético (figura 1) é que cada frequência é característica de um tipo de onda eletromagnética, por exemplo, uma frequência de 106 Hz é característica das ondas de rádio. Apesar de serem de uma mesma natureza (ondas eletromagnéticas) e terem a mesma velocidade de propagação (no vácuo) os fatores que diferem os tipos de ondas eletromagnéticas são: a frequência, ou comprimento de onda, e as formas que são produzidas e captadas.
Figura 1- Espectro Eletromagnético. Fonte: http://www.apice.coop.br/fisicanet/TabelasConstantes/Espectroeletromagnetico.htm
Fontes: << http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/espectro-eletromagnetico.htm>>, <<http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html>> e <http://www.brasilescola.com/fisica/espectro-eletromagnetico.htm>>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário